Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Todas as notícias > SEGOV cumpre agenda no Canadá em parceria com o Fórum das Federações

Notícias

SEGOV cumpre agenda no Canadá em parceria com o Fórum das Federações

Equipe participa de reuniões, encontros e diálogos sobre relações intergovernamentais, governança federativa e outros assuntos bilaterais
por Marcílio Souza última modificação: 26/09/2018 19h56

A Secretaria de Governo da Presidência da República – SEGOV, por meio do Secretário Executivo, Carlos Henrique Menezes Sobral, e a Subchefia de Assuntos Federativos - SAF, representada pelo Subchefe Adjunto da SAF, Daniel Rodrigues da Silva, e pela Assessora Internacional, Ana Carolina Lorena, cumprem agenda durante essa semana em Toronto e Ottawa, no Canadá, junto ao Fórum das Federações - FoF.

Os representantes da SEGOV participam de reuniões, diálogos e debates promovidos pelo Fórum, com foco nas relações intergovernamentais, além de tratar de vários assuntos com representantes do governo canadense, especialmente sobre negócios, pontos relacionados à educação e a temática dos fluxos migratórios. O Secretário Executivo da SEGOV, Carlos Henrique Menezes de Sobral, enfatizou sobre o importante papel dos municípios brasileiros para a eficiência dos serviços de saúde e educação. “Na prática, é o município que cuida do cidadão no Brasil. É o primeiro contato do estado com a população”, disse ele.

O Fórum das Federações é uma organização internacional, com participação da  Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Etiópia, Índia, México, Nigéria, Paquistão e Suíça, responsável por promover debates, encaminhamentos e a consolidação de conhecimentos sobre a governança federativa, em diversos níveis e setores das gestões.   

Desde o ano 2000 o Brasil atua em parceria com o FoF, beneficiando-se da troca de experiências e do fomento de debates nacionais, como aquele a respeito dos níveis tarifários para o ICMS entre os estados e sobre a atuação internacional de estados e municípios. No ano de 2013 o país passou a ser membro contribuinte do Fórum e em setembro de 2014 sediou a reunião do Conselho Estratégico da Entidade. A partir do momento em que se tornou membro, o Brasil participou de cinco publicações oficiais do FoF.

A agenda da SEGOV no Canadá vai até sexta-feira, 28 de setembro.